A dieta dos pontos


Hoje vou falar da Dieta dos Pontos:

Depois que emagreci 8 kg, no período torturante de passar vontades (como escrevi na primeira matéria) eu senti muita falta de doces, de salgados, das maravilhosas “gordices”. Daí pensei : Como fazer pra não comer uma pizza inteira ou 2 sonhos de uma só vez, devido à tanta abstinência? Dieta dos pontos!

Eu já havia ouvido falar sobre a teoria da dieta de que você pode comer de tudo (Sim, a cervejinha, o pastelzinho, a lasanha) moderadamente e não sair do regime.

A teoria é que, desde que você permaneça dentro do seu limite de pontos do dia ou da semana, você pode comer o que quiser. Portanto, amantes de junkfood ficarão muito felizes em saber que eles ainda poderão ir ao Mc Donalds ou comer um pacote de batatas fritas se a assim desejarem. Mas é necessário ficar atento ou você gastará todos seus pontos em apenas um dia. É necessário encarar os pontos da dieta como se fosse dinheiro: o praticante tem uma quantia X para gastar durante o dia todo, depois disso não pode mais comprar nada.

Pela sua própria natureza, a dieta dos pontos é muito nutritiva e equilibrada. Os praticantes são capazes de incluir carboidratos, proteínas e gorduras em seu plano alimentar.

Descobrindo Seu Limite de Pontos

Para saber quantos pontos no máximo você pode comer para perder peso usando a dieta dos pontos será necessário algumas contas. O que? Não gosta de calcular? Bom não se preocupe, é muito fácil, rápido e foram divididos em cinco passos simples:

1. Descobrir sua Taxa Metabólica Basal

Use a tabela abaixo como referência, faça o cálculo e anote o resultado, você vai precisar dele para o próximo passo.

P = Peso

Exemplo: Eu tenho 32 anos,certo? Então é  8,7 * 55 (meu peso) + 829 = 1.307,50 TMB

2. Qual Sua Necessidade Diária de Energia (ou seja, quantas calorias você pode comer por dia)

A sua necessidade diária de energia será:

TMB x Fator de Atividade = Necessidade Diária de Energia em calorias

Isto é:

1.307,50 (valor de TMB que achei acima,lembra?) x 1,4 = 1.830,50

Posso devorar 1.830,50 calorias por dia no máximo para ficar no MESMO peso.

3. Quantos Pontos Essa Necessidade Diária de Energia Representa?

Cada ponto equivale a 3,6 calorias, então faça o seguinte:

Divida sua Necessidade Diária de Energia por 3,6.

Exemplo (continuação)

1.830,50 / 3,6 = 508,47 calorias arredondando ficamos com 509 calorias.

4. Qual o Seu Índice de Massa Corporal Seu IMC é calculado da seguinte forma:

IMC = peso / (altura)² ou seja IMC = peso (kg) / altura (metros) x altura (metros)

Seguindo nosso exemplo anterior:

IMC = 55 (meu peso) /  2,60 (minha altura x2)

IMC = 21,15.

Bom, se vocês revisaram o cálculo e mesmo assim o IMC encontrado foi menor que 25 então as chances (99.999999%) são que você NÂO esteja acima do peso. Se ainda assim você deseja fazer a dieta dos pontos então a melhor coisa a fazer mesmo é usar o IMC base de 25.

5. Qual o Meu Limite de Pontos Para Emagrecer?

Última parte. Consulte a tabela abaixo e subtraia esse valor de sua Necessidade Diária de Energia.

No meu exemplo fica assim:

509 (Necessidade Diária de Energia) – 175 = 334 pontos

Ou seja, para emagrecer usando a dieta dos pontos eu devo comer no máximo 334 pontos POR DIA.

IMPORTANTE:

  • Não faça jejum para compensar o estouro dos pontos;
  • Não pule refeições com o objetivo de economizar pontos;
  • Se extrapolar os pontos do dia anterior, dê preferência a alimentos ricos em água e fibras. Frutas são uma boa alternativa;
  • Só porque você ultrapassou seu limite de pontos do dia não significa que vá engordar;
  • Se ultrapassar os pontos do dia, não tente compensar tudo de imediato, divida essa diferença nos dias posteriores;
  • Nunca coma menos de 230 pontos;

Clique aqui para acessar a tabela completa dos alimentos.

Beijos carinhosos para todas!

Categorias: Beleza na Mesa, sim!, Você 10 X 0 Balança! | Tags: , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “A dieta dos pontos

  1. Gíslaine cps

    Tenho 23 anos estava pesando 110,0 resolvi fazer a dieta dos pontos e hoje apos um mes estou me sentindo muito feliz pois ja emagreci 6 kilos. Estou muíto anímada e tenho certeza que vou entra 2013 uma nova mulher…bjs a todas e nao desistam assim como eu vcs tbm vao conseguir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

